Conheça quem está realizando esta iniciativa:

Instituição organizadora:

Instituições e iniciativas parceiras:

Ficha técnica:

Coordenador institucional:
Marcos V. C. Vital.

Coordenação geral:
Rafael Carneiro Vasques.

Coordenação adjunta:
André Guerra,
Fábio Medeiros,
Leonardo A. Ramos,
Matheus Fernando Silveira,
Mauricio Iwama Takano,
Raoni Maciel.

Planejamento e mediação:
Luciano Jorge de Jesus,
Mônica Lima de Faria,
Rebeca Sasso Laureano.

Designer de identidade visual:
Rafaela  Nóbrega

Equipe:

André Gustavo Guerra da Silva

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Especialista em Ensino de Ciências por Investigação pelo Instituto Federal de Pernambuco - EAD, pesquisador de Metodologias Ativas e Jogos na Educação, com foco no RPG. Atualmente trabalhando com acompanhamento escolar utilizando "Aulas Fantásticas", metodologia lúdica que estimula habilidades sociais e de conhecimento, através do RPG, jogos de tabuleiro, charadas e elementos da cultura Geek, com o foco principal de transformar diversão em conhecimento.


Fábio Medeiros

Psicólogo, Geógrafo, RPGista e Game Designer Educacional. Especialista em Educação Ambiental pelo IFSC, Mestre e Doutorando em Educação e Comunicação pela UFSC, com objeto de pesquisa o RPG e suas relações com a educação. Trabalha com formação de professores para o uso de tecnologias digitais, jogos e outras metodologias ativas; atende crianças com dificuldades escolares. É professor mídia-educador, em vários níveis de ensino, escreve conteúdos sobre RPG de títulos como Hora de Aventura, Savage Worlds, Terra Devastada, Rastro de Cthulhu, Mouse Guard, Brancalônia e City of Mist. Nerd e gamer desde sempre, acompanha filmes, séries, jogos digitais, boardgames e RPGs dos mais variados temas.


Leonardo A. Ramos

Leo Ramos é Licenciado em Física (UFV), Mestre em Astrofísica (INPE), e Bacharel em Artes e Design (UFJF). Tem interesse em ensino e divulgação de ciências, design instrucional e metodologias lúdicas. Está envolvido com Jogos de Mesa desde a década de 1990. Academicamente, integrou projetos de pesquisa, ensino e extensão com jogos e participou dos primeiros Simpósios de RPG e Educação. Foi um dos idealizadores de um projeto (Sebrae RJ e SP) que estimulou o desenvolvimento e a profissionalização do setor de Jogos de Mesa no Brasil. Coordenou ações online locais dos dois maiores eventos de Jogos de Mesa do mundo: a Gen Con (EUA) e a Spiel Messe (Alemanha). Desenvolve jogos; presta consultoria para o setor educativo, cultural, criativo e editorial; e promove ações que envolvem ou estimulam o uso da ludicidade.


Luciano Jorge de Jesus

Preto até o osso, atleticano de nascença. Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade De Brasília. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar nos estudos em Lazer, pela UFMG. Tem por interesse de estudos, o futebol, movimento negro, ditadura militar, história do esporte, história da educação do corpo, história do lazer. Professor da Rede Pública do Estado de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte. Produtor de conteúdo (seja lá o que isso signifique) refletindo os jogos digitais e analógicos e Interfaces possíveis com a Educação. Gosta de música, garimpar discos de vinil, skate e achar frestas de resistências pelas cidades.


Marcos V. C. Vital

Professor na Universidade Federal de Alagoas, onde atua nos cursos de Ciências Biológicas e no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia e mantém atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Além de suas pesquisas nas áreas de Biodiversidade e Ecologia, Marcos realiza e orienta pesquisas no campo da Educação, principalmente sobre o uso de jogos em processos de ensino e aprendizagem - com um olhar especial para os jogos de RPG de Mesa. É apaixonado pelo ensino e pela sala de aula, e ama jogar RPG desde criança.


Matheus Fernando Silveira

Professor de história, fã de ficção científica e fantasia desde que aprendeu a ler. Ama ouvir e contar histórias, rpgista e entusiasta de sistemas indie. É mestre em ensino de história (UFSC), onde desenvolveu uma metodologia de ensino de história usando RPG. Atualmente, faz doutorado em história na UDESC, estudando como o conceito de imaginação faz parte da compreensão histórica. Coordenador do “Toca do Aprendiz” (@tocadoaprendiz) e “RPG no IFSC”, clubes de RPG e Educação na escola.


Mauricio Iwama Takano

Professor do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP). Técnico em mecânica, tecnólogo em mecatrônica industrial, especialista em automação industrial e mestre em engenharia mecânica pela UTFPR e doutor em engenharia de produção pela USP. Coordenador do programa de extensão "O uso do lúdico como ferramenta de ensino" (LUDICO), dos quais fazem parte os projetos de jogos de tabuleiro, RPG e Escape Room do campus.


Mônica de Faria

Mãe, game designer, servidora pública federal, professora associada na Universidade Federal de Pelotas, onde atua no Centro de Artes lecionando nos cursos de Design, Cinema de Animação, Design de Jogos e especialização em Artes, além de ser fundadora e Coordenadora do Curso de Design de Jogos. Bacharel em Artes Visuais - Design Gráfico (UFPEL), Especialista em Expressão Gráfica (PUCRS) e em Cultura POP (Faculdades EST), Doutora e Mestra em Comunicação Social (PUCRS). Tem interesse no RPG e jogos de tabuleiro como meio e tecnologia do imaginário e narrativas emergentes. Gosta de música, de ler, artes marciais, teatro musical, cantar e dar longas caminhadas.


Rafael Carneiro Vasques

Joga RPG e larp desde os anos 90. É formado em Ciências Sociais e mestre em Educação Escolar pela Unesp – Araraquara [Dissertação de mestrado intitulada “As Potencialidades do RPG (Role Playing Game) na Educação Escolar"]. Professor de Sociologia, História e Filosofia desde 2003, coordenou por 13 anos um Clube de RPG. Trabalhou como coordenador de Sociologia, autor de material apostilado e leitor crítico de textos didáticos para variadas editoras. Membro da ONG LUDUS CULTURALIS entre os anos de 2007 – 2009, e ministrou palestras sobre o RPG na educação no Instituto Federal de São Carlos, na Unesp de Araraquara, no MIS, no Instituto Federal de Itabirito e na UFMT. Participou de bancas examinadoras de TCC sobre larp e RPG na educação na PUC-Campinas e Instituto Federal de São Carlos. Autor de RPGs, larps e jogos narrativos, tem um canal no YouTube onde investiga a história do RPG no Brasil.


Rafaela Nóbrega

Entusiasta de RPG, jogos, software livre e autonomia. Acredita na liberdade de conhecimento, jornadas coletivas, processos e se utiliza desses universos para atuar na área do Design e Educação. É formada em Design (Comunicação Visual) pela faculdade PUC-Rio, é pós-graduada em Design de Serviço pela PUC-Rio, é mestre em Design e Educação pela ESDI/UERJ, gestora do grupo de Educação lúdica Ludus Magisterium e pesquisadora do Laboratório DesEduca da ESDI/UERJ. Ama teias, cachorros e polvos.


Raoni Maciel

Nordestino, pai, professor e entusiasta de RPG. Historiador (UECE), Turismólogo (UVA), especialista em Metodologias Ativas na Educação; diretor técnico do Instituto Ceará Cultura e agente cultural na Tribos Ceará Turismo (Fortaleza), ONG Caminhos de Iracema (Fortaleza) e Museu do Cajú do Ceará (Caucaia)


Rebeca Sasso Laureano

Possui graduação no curso de Artes Visuais - Licenciatura plena (UFSM) e Bacharelado em Pedagogia (UNICESUMAR/Polo Santa Maria), especialização em Psicopedagogia (UNINTER/Polo Santa Maria) e mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM). Atualmente é doutoranda em Educação (UFSM) na LP3 (Educação Especial, Inclusão e Diferença) e especializanda em Educação Especial e Inclusiva (UNINTER/Polo Santa Maria). Investiga ações colaborativas e interdisciplinares de desenvolvimento de jogos de interpretação de papéis (RPG) para a cultura da paz e seu uso na terapêutica psicopedagógica. Possui experiência clínica psicopedagógica com ênfase em Surdez, TDAH, inclusão e acessibilidade por meio de tecnologias assistivas e no ensino interdisciplinar de Artes Visuais por meio do desenvolvimento de Jogos de Interpretação de Papéis.


Siga-nos

Acompanhe-nos nas redes sociais para ficar por dentro das atualizações.

Financiamento:

Apoio: