Conheça quem foram os palestrantes do evento:

Afonso Reno de Castro

Professor de Educação Física na rede estadual de Santa Catarina, atuando no ensino fundamental. Mestre e Doutorando em Educação pela UFSC.


Carlos Eduardo Lourenço

Graduado em Comunicação Social pela UNESP; especialista em propaganda e marketing pela Fundação Cásper Libero e Mestre em Comunicação e educação pela ECA/USP. Foi gerente de eventos e de produtos da Devir Livraria ( editora de RPGs, HQs e Cards) entre 1996 e 2009 e Prof da Universidade Nove de julho entre 2004 e 2020. Quando fundou a Dark Moon empresa que atua com serviços de educação e treinamentos tendo como clientes escolas do ensino fundamental e médio, como: Beacon School e Colégio Miguel de Cervantes, além de instituições como: SEBRAE SP, entre outros clientes. Atua usando jogos de RPG como didática em suas aulas e treinamentos.


Carlos Klimick

Co-autor dos RPGs "Desafio dos Bandeirantes", "Era do Caos" e "Incorporais", apresenta um breve panorama de suas experiências com RPG e Educação em sala de aula no Ensino Fundamental, Médio e universitário.


Do Antídoto

Antídoto é um canal sobre Arte, Política e História. Seus vídeos e podcasts tratam de temas complexos e controversos de maneira educativa, crítica e reflexiva.


Eliane Bettocchi

Eu sou uma artista 2D, designer gráfica e desenvolvedora web que usa experiências prévias para combinar habilidades de tecnologia e design. Minhas habilidades com Adobe Creative Suite, Procreate e Adobe InDesign, além de habilidades como HTML, CSS, e Bootstrap me permitem desempenhar e executar tarefas de uma maneira única capaz de incorporar visão e necessidade nos resultados. Como uma designer e educadora, eu sempre persegui o sonho de ver a indústria midiática como um lugar inclusivo onde pessoas como eu podem construir uma carreira; um lugar onde os oprimidos podem contar suas histórias, se identificar com seus próprios modelos e finalmente abrir os portões da diversidade para todos os outros. Esta é a abordagem inclusiva e diversa que eu desejo levar para a indústria de desenvolvimento web.


Evan Torner

Dr. Evan Torner é um professor na Universidade de Cincinnati, onde ele ensina e pesquisa sobre a Alemanha, filmes e Role-playing Games. Ele cofundou o Analog Game Studies Journal e o Golden Cobra Challenge.


Fernando Fiorin

Fernando Fiorin é professor da área de Metodologia de Ensino em Ciências e Biologia da Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Biólogo pela Universidade Estadual de Londrina. Usa RPG no ensino desde 2008 e é jogador de RPG desde 1994.


Germano Henning

Mestre em Psicologia Clínica pela USP. Especialista em Terapias Cognitivas e Comportamentais pelo IPQ-USP. Graduado em psicologia pela PUCSP. Possui formação avançada em Formulação de Casos Clínicos em Análise do Comportamento, em Práticas Baseadas em Evidências e em Acompanhamento Terapêutico. Atualmente, é supervisor e treinador de terapeutas de grupo. É sócio-fundador do Grupo D20.


Jason Morningstar

Jason Morningstar é Diretor Criativo na Bully Pulpit Games e sócio na Six of Hounds. Ele é um game designer premiado e co-fundador da Golde Cobra Challenge e do Larp Shack. Jason também presta consultoria para a indústria e educação superior em como incorporar a diversão no ensino e aprendizagem com clientes como a Google e a Kaiser-Permanente.


Jessica Hammer

Jessica Hammer, Professora Associada de Ciências da Aprendizagem, é nomeada também no HCI Institute e no Entertainment Technology Center na Carnegie Mellon University. Sua pesquisa foca nos jogos transformacionais, que são jogos que mudam a forma como jogadores pensam, sentem ou se comportam. Ela é também uma game designer premiada.


Jorge Valpaços

Jorge Valpaços escreve brinquedos de jogar histórias. É professor, historiador e escritor. É um amante do hobby em todos os sentidos. Considera o jogo linguagem e fenômeno e explora suas incompletudes ao preencher suas lacunas por meio da narrativa. Existência brincante, alguém que persegue a si enquanto jogado no mundo. E por isso, em jogo.


Kjell Hedgard Hugaas

Kjell Hedgard Hugaas é um game designer, organizador, escritor, teórico e ator do norte da Noruega. Ele é engajado particularmente com a tradição do Larp nórdico, onde ele tem sido ativo por mais de duas décadas. Os último anos ele tem explorado o potencial transformativo dos jogos, e propôs práticas de game design específicas para facilitar os efeitos transformativos. Hugaas teorizou como ideias impactam jogadores através dos processos de sangramento memético, procedimental e de identidade, culminando na sua tese de game design em 2022 na Universidade de Uppsala. Em 2023, ele completou uma segunda tese para a UU nos impactos do Larp nas atitudes e ansiedade dos participantes a respeito da morte. Além do seu trabalho como Assistente de Projetos na ERASMUS+ Cooperation Partnerships EDGE e ROCKET, ele trabalha como Gerente de Projetos para a Region Gotland.


Laíse Lima

CEO da Oficinas Lúdicas, há 11 anos formando professores em Educação Lúdica e Aprendizagem Criativa.


Laura Ribeiro Araújo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de literaturas de língua inglesa. Atualmente pesquisa personagens femininas nas obras de William Shakespeare. Bacharel em Comunicação Social pela UFMG e Licenciada em Letras, ensino de inglês, também pela UFMG.


Letícia Cesarino

Antropóloga, professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina. Assessora Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos no Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania. Autora de O Mundo do Avesso: Verdade e Política na Era Digital (UBU, 2022).


Luciano M. Bastos

Prof. de História e Filosofia das redes pública e provada do Rio de Janeiro, especialista em ensino de história pelo PROPGPEC do Colégio Pedro II, Mestre em Filosofia e Ensino pelo PPFEN CEFET/RJ, co-autor do livro, Jogos dê Tabuleiro e Educação pela Editora Devir de São Paulo, autor de jogos para ensino de Filosofia e História EDUCAPS.


Matheus Romanetto

Matheus Romanetto é coautor de Hybris RPG, doutorando em sociologia pela University of Kansas, mestre em sociologia pela USP e bacharel em sociologia pela UNICAMP. Foi pesquisador associado do Erich Fromm Institut Tübingen, onde pesquisou e produziu o livro "Critique and Affirmation in Erich Fromm: humanistic politics and the psychoanalytic clinic" (Routledge, 2024). Seu trabalho reúne aspectos de teoria social, psicanálise e filosofia na investigação de movimentos políticos, religiosos e intelectuais, explorando sua psicologia social e estrutura.


Moyra Turkington

Cria jogos que trazem histórias esquecidas de volta a vida, desvendando lições do passado para informar o nosso futuro urgente. Ela é a criadora da série de jogos War Birds sobre mulheres lutando na linha de frente na história, dirige Unruly Designs e é pesquisadora bolsista de game design na Carnegie Mellon University. Seu novo jogo Lumberjills está em financiamento coletivo atualmente: https://www.kickstarter.com/projects/unrulydesigns/lumberjills-a-war-birds-game


Nelson Guimarães Jr.

Formado em Geografia pela FFLCH USP, professor de ensino básico (Fundamental e Médio) desde 2001; Organizador de simulações modelo ONU e sócio fundador da Dark Moon.


Rafael de Lima

Formado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFSC, onde pesquisou o RPG de mesa e seu uso no ensino de biologia de tubarões. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação e Comunicação (UFSC), onde pesquisa a influência das regras de RPG de mesa na produção narrativa. Além disso, escreve conteúdos sobre RPG para a editora Retropunk.


Rian Rezende

Rian Rezende, Dr., é professor do Departamento de Artes e Design e membro do Laboratório de Representação Sensível (LaRS). Formado pela UFRJ e com mestrado e doutorado em design pelo departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Ele é o fundador da 5D Magic e criador das Wonder Cards, um jogo de cartas sobre criação de projetos e histórias, que explora os sentidos e a imaginação. Seu artigo sobre o Wonder Design e as Wonder Cards foi premiado como melhor publicação da trilha "artefacts" no congresso da Cumulus realizado em Nottingham na Inglaterra. Ele é criador do Histórias de Bruxaria, uma ambientação e um cenário de RPG cujo universo narrativo é influenciado pela obra machadiana, e pelos contemporâneos do século XIX do Bruxo do Cosme Velho, especialmente os elementos da Era Vitoriana. Um mundo permeado pelo realismo fantástico, organizações secretas, círculos de magia, fascínio pela ciência e o progresso, criaturas sobrenaturais e lendas. A partir da sua pesquisa com o Manto das Histórias, um instrumento da imaginação que foi criado inspirado nas criações do Bispo do Rosário, Rian Rezende esteve como professor convidado no Game Lab da Universidade de Cincinnati nos EUA para apresentar seus trabalhos. Seus estudos exploram metodologia e pensamento inovadores através da construção de experiências, artefatos e espaços que combinam métodos de: jogos, narrativa, imaginação e design.


Sarah Lynne Bowman

Sarah Lynne Bowman é uma estudiosa, game designer, e organizadora de eventos. Ela recebeu seu B.A. e M.A. da University of Texas em Austin em Rádio-Televisão-Cinema e seu Ph.D. da University of Texas em Dallas em Artes e Humanidades. Bowman ensinou Humanidades, Inglês e Comunicação. Atualmente, ela é uma Professora Associada em Game Design na Uppsala University, no campus Gotland. Previamente ela atuou como Coordenadora para o programa de estudos em Paz & Conflitos na Austin Community College, onde ela ensina Humanidades. Bowman é membra fundadora da Transformative Play Initiative, e pesquisa role-playing games analógicos como veículos de mudança social e pessoal. Ela co-editou The Wyrd Con Companion Book (2012-2015) e atualmente é editora do International Journal of Role-Playing e do Nordiclarp.org. Bowman co-organizou várias conferências, incluindo Living Games (2014-2016-2018), Role-Playing e Simulação e Educação (2016-2018), e o Seminário da Transformative Play Initiative (2022). Mais informações em http://www.sarahlynnebowman.com/


Viviane Ferreira

Professora de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, de Florianópolis-SC. Doutora e mestra em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Premiada pelo programa Futuros Líderes das Américas, no Canadá. Pesquisadora do conceito de Imaginação na Educação e dos Letramentos Contemporâneos. Jogadora de RPG e jogos de tabuleiro, leitora dedicada. Mente engenhosa para cacarecos e sistemas.


Wagner Luiz Schmit Ishibashi

Psicólogo, Especialista em Psicologia Escolar e Orientação Educacional, Mestre em Educação, ex-professor de psicologia durante 15 anos e atualmente atua como Psicólogo Social num CRAS. Joga RPG desde 1994, pesquisa sobre RPG desde 1999 com diversas publicações nacionais e internacionais sobre o tema. Tem como sistemas preferidos o GURPS e o Ars Magica.


Wellington Haas Hein

Graduado em Licenciatura em Matemática e Mestre em Educação em Ciências e em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná. Interesse pela linha de pesquisa de jogos como ferramenta pedagógica de ensino e uso de tecnologias em sala de aula. Participou como bolsista do Projeto PIBID Matemática de agosto de 2016 até março de 2018. Participou como bolsista do projeto Matematicativa da UFPR de junho a dezembro de 2018. Autor da monografia "Os sujeitos presentes em uma sala de aula e em um jogo de RPG: Uma revisão sistemática da literatura." de 2019 e da dissertação "Relatos de bardos: Explorando mistérios do ensino da Matemática com a estratégia do jogo RPG" de 2023. Trabalha no ensino público do Paraná desde 2021 e joga RPG semanalmente em lives.


Conheça também os membros da organização do evento. Eles ministraram e/ou mediaram atividades!

Organização

Siga-nos

Compartilhe com seu colega ou professor!
@rolesimposio
www.rolesimposio.com.br

Financiamento:

Apoio: